Para estimular a participação da sociedade na elaboração de normas reguladoras para a construção de calçadas e ciclovias, a Prefeitura de Boa Vista e a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) realizam uma Consulta Pública. Os interessados têm até o dia 2 de março para contribuir com sugestões ou comentários por meio do site boavista.rr.gov.br/consultapublica.

As sugestões serão avaliadas e poderão fazer parte do Plano de Mobilidade Urbano e de Acessibilidade da Prefeitura, que prevê a criação do sistema de ciclovias, com a construção de 44,6 quilômetros para ligar o Conjunto Cidadão, Centro, bairro Caçari, dentre outros. As obras estão previstas para iniciarem ainda neste ano.

As consultas públicas são o resultado dos trabalhos da Comissão de Calçadas e Ciclovias, criada pela prefeita Teresa Surita, no passado. “O Plano de Mobilidade representa um grande avanço, que vai gerar desenvolvimento para a cidade, proporcionando uma mobilidade de excelência a toda população”, explicou a prefeita Teresa.

Ao acessar o site os interessados terão duas opções, uma para as ciclovias e em seguida para as calçadas. “Embora as calçadas sejam as vias destinadas à locomoção das pessoas, muitas vezes elas não são respeitadas e acabam obstruídas ou não são construídas adequadamente. É essencial que cultivemos uma cultura de uso e conservação das calçadas, em respeito às pessoas que se deslocam a pé na cidade”, afirmou Edgard Magalhães, presidente da Emhur.